Finalmente! Aqui está a versão final do Alfa Romeo Tonale

3 meses, 1 semanas atrás - 10 Fevereiro 2022, turbo
2022 Alfa Romeo Tonale
2022 Alfa Romeo Tonale
Primeiro Alfa eletrificado da História, o SUV de dimensão média Tonale, chega agora na sua versão final, a prometer condução alfista e chegada a Portugal já em junho.

Três anos depois, a Alfa Romeo divulga finalmente a versão final do Tonale. O seu SUV de dimensão média. Tem a generalidade das formas do concept desvendado no salão de Genebra de 2019. Sem grandes alterações visuais em relação a este e usando tecnologia existente no vasto Grupo Stellantis.

Está agendado para lançamento em Portugal já no próximo mês de junho. E encontra no mercado, como concorrentes principais, assumidos pela marca, os SUV das marcas premium, como o BMW X2.

Mas a Alfa Romeo também aponta o Tonale ao coração do segmento C dos SUV, onde encontra opositores de renome, tais como o Volkswagen Tiguan, Nissan Qashqai ou Peugeot 3008. Ou seja, a classe mais disputada na Europa.

O Tonale será o primeiro Alfa Romeo eletrificado da História. O que coloca a marca italiana agora pertencente ao Grupo Stellantis na cauda desta corrida. Terá versões híbridas com sistema de 48 Volts e um Híbrido Plug-in com tração integral Q4.

A solução híbrida terá apenas tração dianteira e estreia um motor feito para a Alfa. Trata-se de um 1.5 a gasolina com turbo e injeção direta, que estará disponível numa versão de 130 cv e noutra de 160 cv. Ambas ajudadas por um motor elétrico de 48 volts e 20 cv de potência, inserido dentro da caixa de velocidades automática TCT de 7 velocidades e dupla embraiagem.

A marca garante que este sistema assegura locomoção elétrica pura com o motor a gasolina desligado, mas apenas durante as manobras de baixa velocidade.

A Alfa destaca na versão mais potente (160 cv) deste motor o facto de combinar o ciclo Otto a gasolina com a turbina de geometria variável, novidade na Alfa Romeo.

Híbrido Plug-in com 275 cv no topo da gama
O modelo referência será o híbrido Plug-in Hybrid Q4, com 275 cv de potência combinada e capaz de fazer 80 km no modo elétrico puro em ciclo urbano. Está equipado com um motor a gasolina do tipo 1.3 Multiair capaz de debitar 180 cv e ligado às rodas dianteiras. Também terá um motor elétrico ligado às rodas traseiras, que lhe garante a tração integral e eleva a potência combinada para os 275 cv.

As performances do Tonale Q4 Hybrid são as mais elevadas da gama, atingindo os 100 km/h em 6,2 segundos. A marca anuncia uma autonomia elétrica pra de 80 km em cidade e de 60 km em ciclo combinado, graças a uma bateria de 15,5 kWh de capacidade. Esta pode ser recarregada em 2h30 num carregador de 7,4 kW.

Dinâmica e condução
A dinâmica e a qualidade de condução são dois dos capítulos em que o Tonale pretende afirmar-se perante a concorrência. É apresentado com uma boa distribuição de peso pelos dois eixos. Também anuncia a direção mais direta do segmento e a incluir patilhas de alumínio no volante, para comando sequencial da caixa de velocidades.

Suspensão independente do tipo MacPherson em ambos os eixos e um sistema de travagem by wire da Brembo são outros dotes promissores, a par do amortecimento pilotado e os habituais modos de condução proporcionados pelo sistema DNA. Aqui, estarão disponíveis os modos Advanced Efficiency (elétrico), Natural e Dynamic.

ADAS de nível 2
A Alfa dotou também o Tonale de um habitáculo moderno e equipado de acordo com os atuais padrões de segurança, conforto e de assistência à condução. O posto de condução não é revolucionário na aparência e conceito ergonómico, mas assegura níveis de conectividade e digitalização elevados.

O Alfa Romeo Tonale está a ser fabricado em Itália, na fábrica de Pomigliano d’Arco e estreia a nível mundial um novo sistema de certificação digital inviolável (tecnologia NFT). Consiste num módulo de registo confidencial e não modificável que faz todo o histórico da vida do carro (assistência, quilometragem, eventuais acidentes, etc).

Com base neste histórico e com a permissão do proprietário, a Alfa Romeo consegue gerar um certificado de autenticidade do veículo que terá depois influência no seu valor residual e de revenda.

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