Este é o maior e o mais aventureiro Smart de sempre

3 weeks, 3 days atrás - 24 Abril 2024, razaoautomovel
Este é o maior e o mais aventureiro Smart de sempre
Depois de conhecermos os #1 e #3, a Smart vem desafiar a sua «génese» e apresenta o seu maior modelo de sempre: o «aventureiro» Concept #5.

A Smart já tinha dado a conhecer os primeiros esboços do seu Concept #5. Porém, o modelo que está destinado a fazer a estreia da marca no segmento D-SUV Premium já passou do papel para o «mundo real».

Este novo protótipo vem «desafiar» a génese da marca alemã com um tamanho muito acima do Smart original. E ao mesmo tempo, oferece mais espaço, um sistema de tração integral, pneus de todo-o-terreno e tecnologias de ponta.

Assente na plataforma SEA da Geely — desenvolvida exclusivamente para automóveis elétricos —, este novo #5 conta com um sistema de 800 V e uma bateria com uma capacidade acima dos 100 kWh.

Com este sistema, a Smart adianta que será possível realizar carregamentos super-rápidos, com a capacidade de recuperar até 70% (10-80%) da energia em apenas 15 minutos. Quanto à autonomia, o valor anunciado em WLTP é de 550 km.

Exterior “robusto” e interior espaçoso
O protótipo apresentado pela Smart mostra as proporções típicas de um SUV, com um aspeto mais «quadrado» do que aquele que conhecemos com os #1 e #3, além de também ter um visual mais robusto. Ainda assim, apesar do tamanho, a Smart promete distâncias curtas para o vão dianteiro e traseiro.

O Smart Concept #5 é o carro mais inesperado e versátil que a nossa marca já criou. Com este veículo, deixamos todos os limites para trás e abrimos um novo segmento para os clientes na Europa e em todo o mundo.”

Dirk Adelmann, Diretor Executivo Da Smart Europa

Como mostrado no esboço inicial, os dois volumes da carroçaria estão definidos de uma forma clara. Ou seja, a linha de tejadilho é horizontal, o portão traseiro é bastante vertical e ainda está presente uma estrutura distinta no topo da carroçaria.

Com o objetivo de reforçar o argumento aventureiro do Smart #5, no tejadilho vai existir uma barra de iluminação e nos para-choques dianteiro e traseiro serão incluídos um guincho oculto e um degrau para ajudar a aceder à parte superior do automóvel.

No interior, espaço não vai faltar. E no centro da consola central vai existir um sistema de infoentretenimento composto por dois ecrãs OLED. Este vai contar com a ajuda da Inteligência Artificial e com a presença de um novo assistente virtual, tal como tem acontecido com os modelos mais recentes da marca.

Os bancos dianteiros oferecem um sistema de “gravidade zero”, com airbags integrados e funções de aquecimento, ventilação e massagem, assim como descanso de pernas.

Quando chega o #5?
A revelação oficial do #5 vai acontecer no Salão de Pequim, ainda sob a forma de protótipo. No entanto, espera-se que a produção do modelo em série comece no segundo semestre de 2025.

Apoiamos a Ucrânia