A edição de despedida do DBS vem equipada com um motor V12 a gasolina de 5,2 litros, que desenvolve uma potência de 770 cv e um binário de 900 Nm, transmitida ao eixo traseiro através de uma caixa automática ZF de oito velocidades. Além disso conta ainda com um diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Os engenheiros da Aston Martin conseguiram subir a potência do motor para os 770 cv, graças a um ajuste na admissão e a um aumento da pressão de sobrealimentação de sete por cento. Com estas afinações, o Aston Martin DBS 770 Ultimate consegue atingir os 340 km/h. A caixa de velocidades também tem uma calibração especial.
Regral geral, o aumento da potência obriga a uns ajustes no sistema de travagem, embora neste caso os travões carbocerâmicos do Aston Martin sejam mais que suficientes.
A direção também foi melhorada, graças a uma nova coluna para aumentar não só a resposta como a precisão. O chassis também é um pouco mais rígido e, segundo a marca, as suspensões têm uma afinação especial para melhorar o controlo sem comprometer a qualidade da condução.
Encomendas esgotadas
A nível estético, o Aston Martin DBS 770 Ultimate recebeu alguns detalhes específicos, designadamente a presença de fibra de carbono junto ao pára-brisas, nos guarda-lamas e nos espelhos retrovisores exteriores.
Destaque ainda para o difusor frontal, as saídas de escape, cujo design faz recordar as versões anteriores do DBS, e as jantes de 21”, as quais estão disponíveis em três acabamentos: Satin Silver, Satin Black ou Satin Black com Diamond Turned.
A exclusividade no habitáculo é assegurada por bancos Sports Plus, com revestimento em pele e Alcântara. Outros apontamentos fazem recordar que se trata de uma edição especial como o nome do modelo e o número da unidade no apoio de braços central ou nos umbrais das portas.
A Aston Martin vai produzir 499 unidades do DBS 770 Ultimate: 300 serão do Coupé e 199 do Volante (versão descapotável). A produção arranca no primeiro trimestre de 2023, estando já todas as unidades vendidas. As primeiras entregas estão previstas para o final do verão. O preço permanece um mistério, mas este dado até é irrelevante, já que toda a produção está esgotada.