Com apresentação oficial e mundial agendada para o próximo Salão Automóvel de Munique, em Setembro, o Volkswagen ID.5 promete ser o primeiro SUV-Coupé da marca alemã, com base na plataforma para veículos elétricos Modular Electric Drive Matrix, ou MEB. Sendo que, em termos estéticos, existe igualmente a certeza (quase) absoluta de que, a versão de produção, pouco diferirá do concept que protagoniza estas imagens.
Envergando a sigla GTX, que na nova família de veículos elétricos deverá ser sinónimo de versões mais desportivas, o concept que surge retratado nas fotos que aqui reproduzimos, não esconde, de resto, as semelhanças com o “irmão” ID.4 já em comercialização. Em particular, na secção frontal, a qual se anuncia praticamente igual à deste último.
Diferentes, pelo contrário, surgem as linhas, a partir dos pilares C. Estes últimos, fortemente na perpendicular e a contribuírem para uma linha de tejadilho mais prolongada, tipo Coupé, para terminar numa traseira da qual faz parte não somente um spoiler a unir os ombros mais pronunciados, sobre as rodas traseiras, como a já conhecida iluminação traseira em LED, com efeitos em 3D.
Falando de motores, o ID.5 GTX anuncia-se com dois motores elétricos, um em cada eixo, com os rumores a apontarem para uma potência combinada a rondar os 300 cv. O mesmo valor que, de resto, anuncia a versão GTX do ID.4, e a que, no caso deste ID.5, se junta um pack de baterias de iões de lítio capaz de garantir autonomias na ordem dos 497 km WLTP, com uma só carga.
Aliás e sobre este último atributo, importa destacar o facto deste modelo conseguir anunciar uma autonomia ligeiramente maior do que o ID.4 GTX, apesar de ambos recorrerem ao mesmo pack de baterias de 77 kWh. Algo que a Volkswagen explica com as diferenças nas especificações de cada um dos modelos.
A terminar, acrescentar, apenas, que a marca de Wolfsburgo anunciou já que pretende lançar este ID.5 GTX no mercado, durante o próximo ano de 2022, já que, a exemplo do que acontece com o ID.4 GTX, esta nova proposta é encarada pela fabricante como um elemento importante na estratégia da Volkswagen, de chegar a 2030, com os veículos elétricos a representarem 70% da totalidade das vendas da marca.