Dois portugueses entre os 21 mortos do acidente de autocarro em Veneza

9 months, 2 weeks atrás - 5 Outubro 2023, Jornal de Notícias
Dois portugueses entre os 21 mortos do acidente de autocarro em Veneza
Dois portugueses morreram e um ficou ferido no acidente de autocarro que causou 21 mortos, na terça-feira à noite, na região de Veneza, em Itália. A informação foi confirmada, ao JN, por fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

“Confirma-se a morte de dois cidadãos portugueses e um ferido. O ministério lamenta o ocorrido, estando, através da Embaixada de Portugal em Roma, a acompanhar a situação”, disse a mesma fonte, não adiantando, porém, mais informações, por não as dispor.

A informação partiu do autarca de Veneza, Michele di Bari, que na noite desta quarta-feira anunciou que todas as 21 vítimas do acidente já tinham sido identificadas. O jornal italiano “Corriere della Sera” acrescenta que as vítimas portuguesas chamam-se Maria Maciel e Gualter Maio. Tinham 56 e 58 anos, respetivamente. Além dos dois nacionais, morreram no acidente nove ucranianos, quatro romenos, três alemães, um italiano, um croata e um sul-africano.

Os passageiros do autocarro eram maioritariamente turistas estrangeiros que regressavam a Veneza de um parque de campismo próximo. O veículo era um autocarro elétrico que se incendiou depois de cair de uma altura de cerca de 15 metros, ao derrubar a proteção do viaduto.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorde-se, tinha manifestado esta quarta-feira ao seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, condolências pelas “trágicas consequências” do acidente.

Acidente de autocarro com 22 portugueses faz duas mortes no Tajiquistão

A embaixada de Portugal em Moscovo está a acompanhar o processo de transladação para Portugal de duas mulheres que morreram num acidente de viação em setembro no Tajiquistão, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esta quarta-feira.

O notícia sobre o acidente só foi conhecida esta quarta-feira. Numa nota, o MNE assegura que está a ser acompanhado o processo de transporte para Portugal de duas outras turistas que ficaram hospitalizadas naquele país, após o acidente de viação ocorrido a 19 de setembro, no norte do Tajiquistão, com um grupo de 22 turistas portugueses.

O MNE adianta que as duas cidadãs portuguesas hospitalizadas estão estáveis e que "serão transferidas para Portugal assim que o estado de saúde o permitir" e refere que tem mantido contacto com os familiares de todas as vítimas, "prestando o apoio consular necessário".

O acidente com um autocarro que transportava 22 cidadãos portugueses ocorreu no norte do Tajiquistão (país da Ásia Central que esteve inserido até 1991 na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS), na estrada entre Ayni e Penjikent.

Morreu jovem de 19 anos que sofreu acidente de mota em Penafiel

O jovem de 19 anos que ficou ferido com gravidade, na sequência do despiste de mota ocorrido ao fim da tarde do passado sábado, em Fonte Arcada, no concelho de Penafiel, morreu, na noite desta terça-feira, no Hospital de São João, no Porto.

O acidente ocorreu ao final da tarde de sábado, quando a mota conduzida por Simão Pereira – um jovem de 19 anos, residente no lugar de Coreixas, na freguesia penafidelense de Irivo – entrou em despiste. O condutor foi projetado e ficou imobilizado num campo, com ferimentos graves.

Simão Pereira foi vítima de várias paragens cardiorrespiratórias, que foram revertidas graças aos esforços dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e da equipa da viatura médica de emergência e reanimação do Vale do Sousa.

Foi depois transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde acabou por falecer esta terça-feira.

Apoiamos a Ucrânia