Do Dakar para a estrada: Audi cria edição especial Q8 e-tron edition Dakar

1 month, 2 weeks atrás - 5 Janeiro 2024, motor24
Do Dakar para a estrada: Audi cria edição especial Q8 e-tron edition Dakar
O Audi Q8 e-tron edition Dakar é uma série especial limitada a 500 unidades e inspirada no rali mais exigente do mundo.

De 5 a 19 de janeiro arranca o Dakar 2024 e a Audi, que vai participar na prova com um RS Q e-tron de competição alimentado por um sistema de propulsão elétrica e um conversor de energia, lançou o Q8 e-tron edition Dakar, uma série especial inspirada no que muitos consideram ser o rali mais exigente do mundo.

O Audi Q8 e-tron edition Dakar (consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 25,1-24,7, com pneus de verão e sem barras de tejadilho) baseia-se num Q8 e-tron quattro 55 advanced. A capacidade útil da bateria é de 106 kWh (total: 114 kWh) e a unidade de tração quattro, com os seus dois motores elétricos, debita 408 cv (300 kW) em modo boost e um binário máximo de 664 Nm.

Estes dados permitem ao SUV 100% elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com os pneus de série. Com os pneus todo-o-terreno General Grabber AT3, o veículo alcança os 100 km/h em 5,9 segundos. De acordo com a norma WLTP, a autonomia é de até 487 km. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.

Em comparação com o modelo de que deriva, o Q8 e-tron edition Dakar equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 tem uma distância ao solo 31 milímetros mais elevada e foi concebido para um melhor comportamento dinâmico em superfícies de baixa aderência, como gravilha ou neve. Na configuração original, o veículo tem uma distância ao solo de 206 milímetros.A velocidades mais elevadas, a carroçaria baixa e aproxima-se da estrada – 15 milímetros a 85 km/h, 17 milímetros a 100 km/h e 13 milímetros a 120 km/h – o que otimiza a estabilidade de condução a altas velocidades e permite uma melhor aerodinâmica para que se alcance uma autonomia superior. Em conjunto com o ângulo de ataque de 20 graus e o ângulo de saída de 26 graus, o SUV elétrico está bem preparado para enfrentar terrenos fora de estrada. A estratégia de controlo da suspensão pneumática foi igualmente revista para responder às exigências típicas da condução fora de estrada. A profundidade de passagem a vau é de 300 mm.

A marca irá produzir 500 unidades da série especial Q8 e-tron edition Dakar, estando as encomendas abertas até 31 de janeiro de 2024. O preço é sob consulta, mas podemos tomar como referência o valor na Alemanha, de €120.000.

O Q8 e-tron edition Dakar está disponível em Bege Siam metalizado, Preto Mythos metalizado e Cinzento Magnet. O Q8 e-tron edition Dakar pode ser equipado com autocolantes exclusivos inspirados na decoração do RS Q e-tron que participa no Rali Dakar.

A partir da carroçaria pintada a Preto Mythos metalizado, o automóvel recebe um embelezamento parcial, ou seja, o revestimento utiliza transparências intencionais e não cobre toda a superfície, embora todos os componentes exteriores sejam tratados. Apenas 99 unidades poderão contar com estes acabamentos, com a numeração desta série especial a surgir em letras foscas no pilar lateral traseiro.

Apoiamos a Ucrânia