Diesel poluem tanto como os gasolina, diz estudo

6 years, 7 months atrás - 24 Setembro 2017, autohoje
Diesel poluem tanto como os gasolina, diz estudo
Apesar desta conclusão, o Ministério dos Transportes alemão alega que os motores a gasóleo prejudicam o ambiente.

De acordo com um estudo promovido pelo Ministério dos Transportes da Alemanha, comprar um carro novo com motor Diesel implica danos para o meio ambiente similares a um gasolina. As conclusões do estudo efetuado em 2016 indicam que os Diesel emitem em média 128 g/km de CO2 e os carros com motor a gasolina 129 g/km.

Uma das razões para os valores praticamente idênticos, algo que subsiste há cerca de uma década, "está relacionado com o facto de os carros Diesel mais vendidos serem maiores, mais pesados e mais potentes", alega Stephan Kuehn, deputado do partido Os Verdes no parlamento alemão, especialista em transportes segundo, à Autonews. "É um mito dizer que os Diesel ajudam a proteger o ambiente". Estas conclusões poderão levantar um novo desafio à indústria alemã.

Recorde-se que foi este mesmo ministério a obrigar a um recall de 12 milhões de Diesel antigos (Euro 4, 5 e 6), numa operação que poderá custar entre 1,5 e 2,5 mil milhões de euros aos construtores. Lembre-se ainda que em agosto, as principais marcas alemãs chegaram a acordo para reduzir as emissões de NOx nos Diesel até 25% por via de atualizações de software, após indicação política.

Na primeira metade deste ano, os Diesel representaram 41,3% das vendas na Alemanha; um valor superior à maioria dos restantes mercados. No ano anterior, o valor foi de 46,9%.

Apoiamos a Ucrânia