A terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter, que entra em comercialização no próximo mês de junho, vai estar disponível em mais de 1700 derivativos. Pela primeira vez estarão disponíveis versões de tração dianteira, que se virão juntar às de tração traseira e integral. O novo modelo foi desenvolvido para responder às necessidades específicas de várias aplicações, com o transporte expresso, a distribuição de bens alimentares, a construção, transporte de passageiros e autocaravanas.
O novo comercial de dimensões grandes da Mercedes-Benz é o segundo modelo da marca a estar disponível com o sistema multimédia MBUX, estreado no Mercedes-Benz Classe A, que regista em tempo real todas as alterações no trânsito e adapta de forma conveniente os itinerários, oferecendo uma redução substancial de custos e de tempo.
O novo Mercedes-Benz Sprinter vem equipado de série com o serviço Mercedes Pro Connect, que oferece oito pacotes de conetividade para proporcionar uma maior eficiência, menores custos operacionais, maior disponibilidade de veículos e comunicações otimizadas entre os veículos da frota. Este serviço visa facilitar as tarefas dos diretores e gestores de frotas, bem como dos controladores, despachantes, assim como dos condutores dos veículos.
O novo modelo será proposto com pesos brutos das 3,0 à 5,5 toneladas, distâncias entre-eixos até 4 325 mm nas versões com tração traseira e 3 924 mm nas variantes com tração dianteira. A gama será constituída por furgões de mercadorias, chassis-cabina, combis de passageiros e minibus. No furgão de mercadorias, o volume útil de carga varia entre 7,5 e 17 m3. Se a largura útil do compartimento de carga for um fator determinante, a marca alemã propõe uma variante "super-single" na versão com cinco toneladas de peso bruto, que se carateriza por estar equipado apenas com rodado traseiro simples. Esta solução permite oferecer uma largura entre as cavas das rodas de 1,22 metros, possibilitando o carregamento lateral de paletes.
No capítulo mecânico, a Mercedes-Benz propõe motores diesel de quatro cilindros com níveis de potência de 114 cv, 143 cv e 163 cv e um V6 com 190 cv. A transmissão é assegurada, de série, por uma caixa manual de seis velocidades e, em opção, por uma caixa automática 7G-Tronic nas versões de tração traseira e 9G- Tronic nas de tração dianteira.
Para o mercado nacional, o equipamento de série inclui, no lançamento do modelo, airbag do condutor, assistente de faixa de rodagem, assistente de travagem, assistente de vento lateral, direção assistida elétrica, Entry Radio, prateleira divisória sem vidro, prateleira de arrumação no tejadilho, portas traseiras com abertura de 270º (furgão e combi), sistema auxiliar de arranque em subida e teto alto (furgão e combi), e Mercedes Pro.
Por uma questão de produção, as primeiras unidades a serem lançadas serão as de tração traseira.
A nova geração do Mercedes-Benz Sprinter estará à venda com um preço de venda ao público desde 25 181 euros até 40 390 euros na versão furgão. No chassis-cabina simples, os preços situam-se entre os 21 209 euros e os 33 872 euros. Já o Combi de 9 lugares será comercializado com preços entre 36 411 euros e os 51 072 euros, enquanto o Minibus poderá custar entre 41 002 euros e os 56 532 euros. A estes valores acresce o IVA à taxa legal em vigor.