Para já conhecido como ID.2all SUV, este novo modelo apresenta-se como uma variante de aspecto mais aventureiro do hatchback elétrico ID.2all, cujo lançamento no mercado deverá ter lugar pouco depois da estreia do irmão, em 2025.
Quanto à imagem agora divulgada, permite perceber uma carroçaria robusta e em linha com aquele que é o SUV mais pequeno a combustão da Volkswagen, o T-Cross, embora e no caso do ID.2all SUV, com um pilar traseiro mais largo a marcar o perfil, no qual se fazem igualmente notar três faixas, em forma de ventilação.
Encarado pelo próprio fabricante como “mais um passo importante no propósito de fazer chegar a mobilidade elétrica acessível às massas”, o ID.2all SUV deverá, segundo também noticia a Automotive News Europe, ter por base a nova evolução da já bem conhecida plataforma para veículos elétricos MEB e que dará igualmente origem a outros modelos idênticos, a comercializar pelas restantes marcas do grupo.
Deverá ser o caso, por exemplo, do futuro SUV elétrico de entrada de gama da Skoda, para já ainda sem nome conhecido, assim como do próximo modelo de entrada de gama da Cupra, este último, de cariz mais desportivo. E que, de resto, até já tem nome definido – Raval.
Também resultado desta partilha, é de prever que o ID.2all SUV possa vir a ter um comprimento muito semelhante ao já anunciado para o SUV Skoda (4,1 metros), a par de um preço de entrada muito idêntico ao deste último – 25 mil euros. O qual, acrescente-se, deverá chegar ao mercado também em 2025.
Made in Spain
Segundo revelou o CEO da marca de Wolfsburgo, Thomas Schäfer, tanto o Volkswagen, como o Skoda, serão montados na fábrica do construtor alemão em Pamplona, Espanha, enquanto o hatchback ID.2 e o Cupra Raval, sairão da fábrica do grupo em Martorell, Barcelona.
O objectivo é que os quatro modelos partilhem o maior número possível de peças, de forma a garantir economias de escala, ainda que sem deixar de dar a cada modelo uma personalidade muito própria. Isto, também como forma de permitir o desenvolvimento de versões mais específicas e caras de cada um dos elétricos, como é o caso da já muito falada versão GTI do ID.2.
Quanto às baterias para os quatro modelo, sairão da nova fábrica de baterias em Valência, Espanha.
Também com 236 cv de potência?
Recorde-se que a Volkswagen anunciou que o ID.2 contará com um motor elétrico a debitar qualquer coisa como 236 cv, ao mesmo tempo que beneficiará de uma bateria que, ainda sem capacidade revelada, deverá ser capaz de garantir até 450 km com uma só carga. Valores que, acrescente-se, no caso do SUV, de aerodinâmica mais difícil, deverão ser ligeiramente menores.
Ainda assim, o mais certo é que este último possa contar com uma bagageira muito semelhante à do hatchback, para o qual a marca reivindica uma capacidade de 490 litros.
Finalmente, o ID.2all SUV também deverá recorrer ao mesmo interior do ID.2, do qual se prevê que possa fazer parte um ecrã central táctil de 12,9” e painel de instrumentos 100% digital, além de e em particular nas versões mais equipada, um head-up display e o Travel Assist com atributos de condução semiautónoma.