Da Polónia ao Japão num Nissan Leaf 100% elétrico

13 Setembro 2018 - Auto Monitor

Da Polónia ao Japão num Nissan Leaf 100% elétrico

O explorador polar Marek Kaminski chegou ao Japão depois de realizar uma viagem no Nissan LEAF 100% elétrico ao longo de 16.000 km, desde a Polónia.

A viagem intercontinental levou Marek através de oito países, sem pegada de carbono

Após conduzir mais de 16.000 km, o explorador polar Marek Kaminski chegou ao Japão ao volante do veículo elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF,  três meses depois de ter iniciado a jornada na Polónia.

O conceito "sem pegada de carbono" deu mote à #NoTraceExpedition cujo objetivo último era demonstrar a viabilidade das viagens de zero emissões com um automóvel 100% elétrico, servindo de exemplo para os exploradores que pretendem visitar os cantos mais longínquos do mundo sem prejudicar o Ambiente.

Esta viagem amiga do ambiente de Marek levou-o desde Zakopane, na Polónia, através de oito países, por dois continentes e por uma variedade de condições de condução, passando pela Lituânia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Coreia do Sul até à meta em Tóquio. Ao longo da viagems, foram feitos um total de 53 carregamentos das bateriais, que asseguraram uma autonomia m+edia de 250 km cada. A distância mais longa percorrida por dia foi de 493km

Apesar de Marek poder afirmar ter sido o primeiro homem a caminhar até aos polos Norte e Sul no mesmo ano, a sua expedição num automóvel elétrico será certamente também memorável. Os desvios por trilhos de terra na Mongólia e algumas soluções de carregamento criativas na Rússia são apenas alguns dos destaques notáveis entre as aventuras de Marek.

"Para mim, esta viagem não é só sobre chegar ao meu destino, mas também é sobre realizar uma mudança simples e genial para ser mais sustentável. Quer seja nas florestas da Rússia, em trilhos de terra na Mongólia ou nas movimentadas ruas de Tóquio, o LEAF tem sido sempre um parceiro fiável", confessa o aventureiro. "O automóvel e as suas características como o ProPILOT foram notavelmente demonstradas em condições de condução exigentes, e mesmo em áreas remotas com poucas infraestruturas mantivemos o LEAF carregado e em movimento", adianta.

Inabalado pelos primeiros 16.000 km, Marek vai, agora, retomar o volante e completar a viagem de retorno desde Tóquio até à Polónia, no mesmo Nissan LEAF.

O novo Nissan LEAF 100% elétrico é alimentado por uma nova bateria de 40kWh, que lhe garante uma autonomia de ciclo de condução de 270 quilómetros segundo a nova norma europeia de emissões e economia WLTP. O Nissan LEAF não produz gases de escape e providencia uma variedade de características tecnológicas que incluem os sistemas de condução semiautónoma Nissan e-Pedal e ProPILOT, para simplificar as viagens.

O Nissan LEAF é o automóvel elétrico de maior sucesso no mundo, tendo superado as 340 mil unidades vendidas desde que o modelo de primeira geração foi lançado, em 2010. Com mais de 41 mil unidades vendidas na Europa, desde a sua chegada ao mercado, em outubro de 2017, soma já 41 mil unidades vendidas na Europa.

A "Expedição Sem Pegada" (No Trace Expedition) é um projeto de exploração concebido para proteger o ambiente enquanto se viaja, centrado no desenvolvimento sustentável de novas tecnologias e de uma abordagem minimalista em relação às viagens e consumos. Excluindo os 3.000 km conduzidos no Japão, o explorador polar Marek Kaminski registou os seguintes dados na sua viagem de 13.000 km desde a Polónia até ao Japão ao volante do Nissan LEAF 100% elétrico.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha