Conheça os locais. Mais 35 radares em funcionamento de controlo de velocidade

2 months, 2 weeks atrás - 3 Setembro 2024, turbo
Conheça os locais. Mais 35 radares em funcionamento de controlo de velocidade
A rede de radares de controlo de velocidade, média e instantânea, foi reforçada com mais 35 equipamentos que já se encontram em funcionamento. Saiba onde estão localizados.

No dia 1 de setembro entraram em funcionamento 37 radares de controlo de velocidade, incluindo 12 de velocidade média de circulação entre dois pontos e 215 de velocidade instantânea. 

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alerta que os novos radares têm a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade média entre dois pontos, “mesmo no caso em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si, sublinhando que os aparelhos estão a ser instalados em locais onde a sinistralidade “se verifica ao longo de troços com alguma extensão”, caso da A1 perto da Mealhada (sentido norte-sul) e em Santarém, ou da A3 (perto de Braga e Trofa) ou no IC19 (perto de Sintra).

Além destes 37 novos radares, a ANSR pretende instalar faseadamente mais 25 novos equipamentos. Quando todos estiverem em funcionamento, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá duplicado a sua capacidade, para 123 locais com radar – cerca de 70% dos novos aparelhos estarão fora de autoestradas, sendo que a maioria vai estar em estradas nacionais, Itinerários Principais e Complementares.

Além dos radares de velocidade média, foram também instalados radares tradicionais, que medem a velocidade instantânea dos veículos. Este reforço no controlo de velocidade faz parte de um investimento de 6,2 milhões de euros, que incluirá a instalação de mais 25 radares ao longo do tempo. 

Rede com 123 radares
Quando todos os dispositivos estiverem operacionais, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá duplicado a sua capacidade, passando a abranger 123 locais com radares. Cerca de 70% dos novos aparelhos serão instalados fora das autoestradas, com a maioria localizada em estradas nacionais, Itinerários Principais e Complementares, onde se concentra 47% das vítimas mortais em acidentes rodoviários.

Além dos 37 novos radares, há outros 25 novos equipamentos que vão ser instalados faseadamente: quando estiverem em funcionamento, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá duplicado a sua capacidade, para 123 locais com radar – cerca de 70% dos novos aparelhos estarão fora de autoestradas, sendo que a maioria vai estar em estradas nacionais, Itinerários Principais e Complementares, “que concentram 47% das vítimas mortais”, num investimento de 6,2 milhões de euros.

Os radares de controlo de velocidade são precedidos de sinalização vertical através dos sinais de trânsito velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42) nos respetivos locais.

 Para dar cumprimento à política de total transparência que a ANSR tem adotado na localização dos radares foi estabelecida uma parceria com a Waze, tendo como objetivo que todos os que circulam nas estradas portuguesas conheçam previamente os locais de controlo de velocidade para que em todas as situações, cumpram com os limites de velocidade. 

Localizações
Aqui estão os locais onde foram instalados os radares de velocidade média, em ambos os sentidos:

  • A1 (Mealhada/Anadia) – 217,4 km (início) – 211,9 km (final)
  • A1 (Santarém) – 65,1 km – 59,9 km
  • A25 (Águeda) – 42,4 km – 37,6 km
  • A3 (Braga) – 38,0 km – 40,7 km
  • A3 (Trofa) – 16,9 km – 15,9 km
  • A42 (Paços de Ferreira) – 9,1 km – 7 km
  • IC2 (Loures) – 9,7 km – 8,2 km
  • IC19 (Sintra) – 8,1 km – 9,1 km
  • EN10 (Vila Franca de Xira) – 110,7 km – 115,4 km
  • EN10 (Montijo) – 75,7 km – 79,2 km
  • EN109 (Figueira da Foz) – 100,7 km – 103 km
  • EN211 (Marco de Canaveses/Penafiel) – 1,3 km – 5,7 km

Por sua vez, os novos radares de velocidade instantânea estão localizados nos seguintes pontos, em ambos os sentidos: 

  • A1 (Vila Nova de Gaia) – 292,3 km (Sul-Norte) 292,9 km (Norte-Sul)
  • A2 (Albufeira) – 233,1 km
  • A7 (Guimarães) – 33,2 km – 33,6 km
  • A44 (Vila Nova de Gaia) – 4,48 km
  • IP7 (Lisboa) – 3,3 km
  • IC2 (Águeda) – 238,9 km
  • IC2 (Coimbra) – 183,2 km
  • IC17 (Loures) – 19,1 km
  • EN5 (Montijo) – 5,9 km
  • EN14 (Maia) – 6,1 km
  • EN18 (Belmonte) – 19,6 km
  • EN101 (Guimarães) – 110,7 km
  • EN103 (Barcelos) – 22,9 km
  • EN105 (Santo Tirso) – 20,0 km
  • EN109 (Figueira da Foz) – 110,4 km
  • EN119 (Benavente) – 27,9 km
  • EN125-10 (Faro) – 1,4 km
  • EN206 (Fafe) – 46,0 km
  • EN234 (Nelas) – 88,6 km
  • EN251 (Coruche) – 39,2 km
  • EN252 (Palmela) – 5,2 km – 9,0 km
  • EN260 (Beja) – 13,4 km
Apoiamos a Ucrânia