Conheça as vantagens e os inconvenientes dos faróis LED

1 meses atrás - 19 Abril 2022, turbo
Conheça as vantagens e os inconvenientes dos faróis LED
A tecnologia de iluminação automóvel com faróis LED veio para ficar e esta solução tem suas vantagens, assim como os seus inconvenientes. Fique a conhecer sete prós e dois contra.

A indústria automóvel e de componentes tem vindo a desenvolver soluções de iluminação automóvel que oferecem uma distribuição de luz homogénea e ótica sem pixéis. As vantagens traduzem-se numa melhor visibilidade para o condutor e num aumento da segurança rodoviária.

Até à pouco tempo, os faróis em LED integravam a lista de opcionais de muitos automóveis novos, mas mais recentemente começou-se a assistir à sua inclusão no equipamento de série. A diminuição dos custos devido ao aumento da produção e a preferência de muitos automobilistas explicam esta tendência.

Como em tudo na vida, a nova tecnologia LED de iluminação automóvel apresenta vantagens e inconvenientes. Identificamos sete no primeiro caso e duas no segundo. 

Consumo
O sistema de iluminação com tecnologia LED é o mais eficiente de todos, já que consome menos energia que os faróis de xénon ou de halógeneo, as outras opções mais frequentes.

Um consumo menor de eletricidade contribui para um menor consumo de energia, embora não seja expressivo, há que levá-lo em consideração.

Vida útil
Os faróis LED têm como principal vantagem a sua duração, superior à de qualquer outro sistema. De acordo com as especificações técnicas, os díodos começam a perder eficiência a partir das 20 mil horas de funcionamento contra as 600 a 2000 horas dos faróis de xénon. 

Muito provavelmente, o proprietário de um automóvel não terá de substituir os faróis LED durante a vida útil do veículo. Além disso, a perda de intensidade é progressiva.

Inércia luminosa
Este conceito é referente ao tempo que decorre entre o acendimento do farol e a emissão de luz. Os faróis LED não têm inércia luminosa, já que esse período de tempo é tão reduzido que são quase instantâneos.

Perdas de energia
No caso dos faróis LED não existem perdas de energia porque não são utilizados filamentos elétricos. Por isso, o aquecimento produzido é mínimo…o que também tem os seus inconvenientes.

Luz branca
Algo que carateriza os faróis LED é a sua luz mais branca e brilhante. Esta marca distintiva não é uma questão de gosto ou estética, mas funcional, já que evita o cansaço da vista e torna a condução noturna mais cómoda.

Prestações
Outra das vantagens dos faróis LED é a sua versatilidade que permite disponibilizar funções avançadas como, por exemplo, a iluminação adaptativa. O automóvel comuta automaticamente as luzes quando se cruza com outro veículo, evitando o impacto visual.

Estética
A estética é igualmente uma das vantagens da tecnologia de iluminação LED, pois oferece à marca a possibilidade de configurarem a sua própria assinatura visual, utilizando formas distintas para sublinhar a diferença.

Baixas temperaturas
Apesar deste inconveniente poder parecer um factor externo tem uma relação estreita com os faróis LED. O aquecimento é baixo devido aos sistemas de refrigeração ativa e passiva que incorporam. Se o calor não chega à superfície transparente do farol, isso poderá ser um problema a baixas temperaturas porque não ajudará a eliminar a água da chuva, a neve ou o gelo. Pelo contrário poderá fazer diminuir a intensidade da luz.

Preço
Quer na hora de comprar o equipamento, quer na sua substituição – que não deverá ser muito frequente – o preço será mais elevado em comparação com outras tecnologias. Isso poderá dever-se a vários motivos: as avarias são mais complexas e quando se tem de substituir algum elemento é necessário trocar toda a ótica e. além disso, é necessário investir em peças de substituição de qualidade ou originais para manter todas as vantagens referidas anteriormente.

Support Ukraine