O Ferrari 250 GT Berlinetta SWB é um clássico muito raro e caro que torna as suas reinterpretações muito apetecíveis. A mais recente está a cargo do estúdio de design londrino Forge Design, cujo protótipo “Competizione Ventidue” recebeu inspiração do Ferrari original, de um álbum de Miles Davis e um museu de Nova Iorque. Todos de 1959.
Além do 250 GT SWB original apresentado no Salão de Paris de 1959, a Forge Design também se inspirou no álbum de jazz “Kind of Blue” de Miles Davis e no museu Solomon R. Guggenheim projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright.
Apesar do protótipo do modelo ter sido apresentado num formato digital, a descrição das especificações pela Forge Design é bastante detalhada.
A carroçaria é baseada na versão desportiva “SEFAC” do 250 GT SWB que ganhou a sua categoria na corrida de Le Mans de 1961. Este último tinha painéis de alumínio com 1,1 mm de espessura, mas a Competizione Ventidue fez a sua própria reinterpretação usando materiais compósitos.
Motor V12 mas com injeção a hidrogénio
Entre as caraterísticas há que destacar as cavas das rodas mais largas, as entradas das tomadas de ar à semelhança do modelos desenhados por Scaglietti e tecnologia moderna nos grupos óticos.
As medidas de poupança de poupança incluem o óculo traseiro em policarbonato, pegas em pele e apenas um espelho retrovisor exterior.
O chassis é feito de alumínio e fibra de carbono com suspensão totalmente independente, jantes de magnésio com cubos a imitar o Ferrari Campagnolo e travões AP Racing. Por baixo do capot encontra-se um motor V12 modificado com injeção indireta de hidrogénio para eliminar as emissões de carbono na saída do tubo de escape.
O peso do motor Ferrari 250 GT Berlinetta SWB é inferior a 165 kg. A Forge Design não revelou o valor da potência mas o V12 original do carro de corrida debitava cerca de 300 cv.
Ao contrário das réplicas do 250 GT SWB da GTO Engineering e da RML que estão quase a entrar em produção, os trabalhos anteriores da Forge Design nunca passaram da fase de projeto. Contudo, o estúdio de design sugere que está recetiva a colaborações futuras.
De acordo com a Forge Design, o objetivo do projeto era “imaginar o carro que Miles Davis poderia ter comprado após o lançamento do seu álbum. Este é um carro que ele poderia teria apreciado, atualizado e mesmo utilizado em corridas”.