Competizione Ventidue é uma nova recriação do Ferrari 250 GT SWB

1 meses, 1 semanas atrás - 27 Dezembro 2022, turbo
Ferrari 250 GT SWB
Ferrari 250 GT SWB
Os britânicos da Forge Design fizeram uma recriação do Ferrari 250 GT SWB, denominada Competizione Ventidue, que, além da inspiração do raro modelo original de 1959 e do álbum de Miles Davis, recebe uma atualização do motor V12 com injeção indireta de hidrogénio. Sinal dos tempos!

O Ferrari 250 GT Berlinetta SWB é um clássico muito raro e caro que torna as suas reinterpretações muito apetecíveis. A mais recente está a cargo do estúdio de design londrino Forge Design, cujo protótipo “Competizione Ventidue” recebeu inspiração do Ferrari original, de um álbum de Miles Davis e um museu de Nova Iorque. Todos de 1959.

Além do 250 GT SWB original apresentado no Salão de Paris de 1959, a Forge Design também se inspirou no álbum de jazz “Kind of Blue” de Miles Davis e no museu Solomon R. Guggenheim projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright. 

Apesar do protótipo do modelo ter sido apresentado num formato digital, a descrição das especificações pela Forge Design é bastante detalhada.

A carroçaria é baseada na versão desportiva “SEFAC” do 250 GT SWB que ganhou a sua categoria na corrida de Le Mans de 1961. Este último tinha painéis de alumínio com 1,1 mm de espessura, mas a Competizione Ventidue fez a sua própria reinterpretação usando materiais compósitos. 

Motor V12 mas com injeção a hidrogénio
Entre as caraterísticas há que destacar as cavas das rodas mais largas, as entradas das tomadas de ar à semelhança do modelos desenhados por Scaglietti e tecnologia moderna nos grupos óticos.

As medidas de poupança de poupança incluem o óculo traseiro em policarbonato, pegas em pele e apenas um espelho retrovisor exterior.

O chassis é feito de alumínio e fibra de carbono com suspensão totalmente independente, jantes de magnésio com cubos a imitar o Ferrari Campagnolo e travões AP Racing. Por baixo do capot encontra-se um motor V12 modificado com injeção indireta de hidrogénio para eliminar as emissões de carbono na saída do tubo de escape.

O peso do motor Ferrari 250 GT Berlinetta SWB é inferior a 165 kg. A Forge Design não revelou o valor da potência mas o V12 original do carro de corrida debitava cerca de 300 cv.

Ao contrário das réplicas do 250 GT SWB da GTO Engineering e da RML que estão quase a entrar em produção, os trabalhos anteriores da Forge Design nunca passaram da fase de projeto. Contudo, o estúdio de design sugere que está recetiva a colaborações futuras.

De acordo com a Forge Design, o objetivo do projeto era “imaginar o carro que Miles Davis poderia ter comprado após o lançamento do seu álbum. Este é um carro que ele poderia teria apreciado, atualizado e mesmo utilizado em corridas”.

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