Câmara quer proibir carros na estrada de acesso às praias da Arrábida

7 Abril 2018 - Jornal de Notícias

Câmara quer proibir carros na estrada de acesso às praias da Arrábida

O concessionário balnear da Praia de Galapos e Galapinhos, considerada a praia mais bonita da Europa, foi apanhado de surpresa pela notícia da interdição completa de trânsito entre a Figueirinha e Praia do Creiro.

"Isso é uma aberração, só pode ser uma brincadeira de Carnaval", diz Paulo Ribeiro, que depois de no ano passado ter tido o "melhor ano de sempre na afluência à praia", adivinha "grandes dificuldades". O concessionário diz ter sido apanhado de surpresa pela notícia referente à interdição completa do trânsito automóvel entre a Figueirinha e a Praia do Creiro durante a época balnear.

A população terá que recorrer a autocarros para aceder às praias de Galapos e Galapinhos, o que Paulo Ribeiro considera "completamente absurdo". "A maior parte das pessoas que frequentam estas praias gostam de comodismo, de levar o próprio carro, e se houvesse maior esforço para fazer cumprir as regras de trânsito dos anos anteriores, não seria necessário esta proibição". Estas consistiam na interdição de trânsito entre as 9 e 19 horas entre a Praia da Figueirinha e Creiro.

A GNR de Setúbal, responsável pela fiscalização do trânsito na estrada de acesso às praias da Serra da Arrábida, desconhece a medida acerca da interdição completa do trânsito entre a Figueirinha e a Praia do Creiro durante a época balnear. "Até informação em contrário, vai-se manter a interdição de circulação no sentido Creiro - Figueirinha entre as 9 e as 19 horas, tal como no ano anterior", refere fonte oficial da GNR.

Evitar congestionamentos

A Câmara de Setúbal  quer proibir o trânsito naquela zona para evitar os congestionamentos provocados pelo estacionamento nas bermas da estrada, confirmou à agência Lusa fonte da autarquia.

A medida, anunciada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao jornal regional "Setúbal Mais", ainda não foi aprovada pelo executivo camarário, de maioria absoluta CDU, mas a autarca setubalense já dá como certa a implementação das restrições ao tráfego automóvel a partir do próximo dia 1 de junho.

De acordo com o jornal, os veraneantes só poderão deslocar-se de automóvel até à praia da Figueirinha, onde haverá apenas 200 lugares de estacionamento pago. O transporte de passageiros para as outras praias da Arrábida deverá ser assegurado por um vaivém, a partir do Centro Comercial Alegro e da estação da Rodoviária na avenida 5 de outubro.

Segundo a autarca, o plano prevê ainda a proibição do trânsito entre a zona do Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida, com exceção dos veículos de emergência, bem como dos veículos de moradores e comerciantes, e de motas, mediante um cartão de autorização de circulação emitido previamente pela Câmara Municipal de Setúbal.

Contactada pela agência Lusa, Maria das Dores Meira escusou-se a revelar mais pormenores sobre as restrições no acesso às praias da Arrábida, adiantando apenas que as medidas em causa serão em breve anunciadas, de forma mais detalhada, à comunicação social e aos setubalenses.

De ano para ano, as dificuldades no acesso às praias da Arrábida têm vindo a agravar-se, apesar dos sucessivos apelos aos automobilistas para não estacionarem de forma a impedir a circulação de outras viaturas e da fiscalização da GNR.

As multas aplicadas a centenas de automobilistas com viaturas mal-estacionadas nas bermas da única estrada de acesso às praias, muito estreita, que dificultam ou inviabilizam a passagem de outras viaturas, designadamente de veículos de emergência, não têm sido suficientemente dissuasoras para minimizar as dificuldades de acesso às praias da Arrábida durante os meses de verão.

Venda o Seu Carro