Câmara quer proibir carros na estrada de acesso às praias da Arrábida

7 Abril 2018 - Jornal de Notícias

Câmara quer proibir carros na estrada de acesso às praias da Arrábida

O concessionário balnear da Praia de Galapos e Galapinhos, considerada a praia mais bonita da Europa, foi apanhado de surpresa pela notícia da interdição completa de trânsito entre a Figueirinha e Praia do Creiro.

"Isso é uma aberração, só pode ser uma brincadeira de Carnaval", diz Paulo Ribeiro, que depois de no ano passado ter tido o "melhor ano de sempre na afluência à praia", adivinha "grandes dificuldades". O concessionário diz ter sido apanhado de surpresa pela notícia referente à interdição completa do trânsito automóvel entre a Figueirinha e a Praia do Creiro durante a época balnear.

A população terá que recorrer a autocarros para aceder às praias de Galapos e Galapinhos, o que Paulo Ribeiro considera "completamente absurdo". "A maior parte das pessoas que frequentam estas praias gostam de comodismo, de levar o próprio carro, e se houvesse maior esforço para fazer cumprir as regras de trânsito dos anos anteriores, não seria necessário esta proibição". Estas consistiam na interdição de trânsito entre as 9 e 19 horas entre a Praia da Figueirinha e Creiro.

A GNR de Setúbal, responsável pela fiscalização do trânsito na estrada de acesso às praias da Serra da Arrábida, desconhece a medida acerca da interdição completa do trânsito entre a Figueirinha e a Praia do Creiro durante a época balnear. "Até informação em contrário, vai-se manter a interdição de circulação no sentido Creiro - Figueirinha entre as 9 e as 19 horas, tal como no ano anterior", refere fonte oficial da GNR.

Evitar congestionamentos

A Câmara de Setúbal  quer proibir o trânsito naquela zona para evitar os congestionamentos provocados pelo estacionamento nas bermas da estrada, confirmou à agência Lusa fonte da autarquia.

A medida, anunciada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao jornal regional "Setúbal Mais", ainda não foi aprovada pelo executivo camarário, de maioria absoluta CDU, mas a autarca setubalense já dá como certa a implementação das restrições ao tráfego automóvel a partir do próximo dia 1 de junho.

De acordo com o jornal, os veraneantes só poderão deslocar-se de automóvel até à praia da Figueirinha, onde haverá apenas 200 lugares de estacionamento pago. O transporte de passageiros para as outras praias da Arrábida deverá ser assegurado por um vaivém, a partir do Centro Comercial Alegro e da estação da Rodoviária na avenida 5 de outubro.

Segundo a autarca, o plano prevê ainda a proibição do trânsito entre a zona do Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida, com exceção dos veículos de emergência, bem como dos veículos de moradores e comerciantes, e de motas, mediante um cartão de autorização de circulação emitido previamente pela Câmara Municipal de Setúbal.

Contactada pela agência Lusa, Maria das Dores Meira escusou-se a revelar mais pormenores sobre as restrições no acesso às praias da Arrábida, adiantando apenas que as medidas em causa serão em breve anunciadas, de forma mais detalhada, à comunicação social e aos setubalenses.

De ano para ano, as dificuldades no acesso às praias da Arrábida têm vindo a agravar-se, apesar dos sucessivos apelos aos automobilistas para não estacionarem de forma a impedir a circulação de outras viaturas e da fiscalização da GNR.

As multas aplicadas a centenas de automobilistas com viaturas mal-estacionadas nas bermas da única estrada de acesso às praias, muito estreita, que dificultam ou inviabilizam a passagem de outras viaturas, designadamente de veículos de emergência, não têm sido suficientemente dissuasoras para minimizar as dificuldades de acesso às praias da Arrábida durante os meses de verão.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabrioCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaPalmelaParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRange RoverrecallrenaultRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YaristrucktuninguberukUnited StatesUSAValençavendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc