Após muitas ameaças sobre a possível transferência da produção de automóveis de várias marcas do Reino Unido para outros locais, surge uma "baixa" para as fábricas britânicas da Nissan, com o anúncio de que o X-Trail vai deixar de ser feito em Sunderland. Esta é uma decisão simbólica e que mostra como a falta de um acordo de saída tem vindo a ter impacto na estratégia das marcas. Afinal, em junho de 2016, apenas quatro meses após o referendo em que foi votada a saída do Reino Unido, a Nissan confirmou que o X-Trail seria fabricado no Reino Unido, mostrando confiança no futuro da produção automóvel neste país. Agora, que é impossível saber o que esperar no futuro (deixando antever uma relação comercial U.E. – Reino Unido segundo as regras da Organização Mundial de Comércio), o SUV passa a ser fabricado em Kyushu, no Japão.
O momento deste anúncio é mais um exemplo das consequências do falhanço no acordo de saída. Afinal, é referido pelo Presidente da Nissan Europa que "a prolongada incerteza em redor da futura relação do Reino Unido com a União Europeia não está a ajudar firmas como a nossa a planear o futuro". E isto é precisamente o oposto do que acontece entre o espaço comunitário e o Japão, tendo entrado em vigor um novo tratado comercial entre europeus e nipónicos no início de fevereiro. Entre as medidas desse acordo consta a abolição das tarifas aduaneiras de 10% para a entrada na Europa de veículos fabricados no Japão. Como será o caso do X-Trail...