Autoridades japonesas queriam fusão entre Honda e Nissan

19 Agosto 2020 - turbo

Autoridades japonesas queriam fusão entre Honda e Nissan

As autoridades japonesas sugeriram uma eventual fusão entre a Honda e a Nissan, como forma de ultrapassar as dificuldades do segundo maior fabricante automóvel nipónico. A proposta, porém, foi rejeitada por ambos os construtores.

O Governo japonês sugeriu uma eventual fusão entre a Honda e a Nissan para ultrapassar as dificuldades que o segundo maior construtor automóvel nipónico está a atravessar.

Na sequência da turbulência provocada pelo escândalo com o anterior CEO Carlos Ghosh e as polémicas com os parceiros da aliança Renault e Mitsubishi, as autoridades japonesas estiveram à procura de várias alternativas para salvar a Nissan e proteger a marca de mais danos, além de consolidar o futuro da indústria automóvel nipónica.

Uma das ideias passou por tentar convencer a Nissan e a Honda a discutirem uma eventual fusão. De acordo com fontes citadas pelo Financial Times, a sugestão para criar um campeão nacional foi proposta inicialmente às duas empresas no final de 2019.

A ideia da fusão entre a Nissan e a Honda parece ter sido sugerida pelos conselheiros do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Os conselheiros receavam que a aliança da Nissan com a Renault estava fragilizada desde a prisão em 2018 do antigo CEO Carlos Ghosh e que poderia entrar em colapso. Essa situação deixaria a Nissan seriamente exposta.

Proposta rejeitada
Contudo, o projeto ambicioso foi de imediato rejeitado pela Nissan e pela Honda. Depois, a crise da pandemia do COVID-19 acabou por afastar esse plano.

A Honda, que é o único fabricante japonês sem constrangimentos de capital, rejeitou a ideia, alegando a complexa estrutura de capital da Nissan com a Renault.

A Nissan também se opôs à proposta, uma vez que o seu principal objetivo era a manutenção na aliança. Como consequência, a ideia de fusão foi colocada de parte e nem chegou a ser discutida pelas administrações das duas empresas.

Por outro lado, são apontados outros factores estruturais que dificultam a obtenção de sinergias entre a Nissan e a Honda. O principal obstáculo reside na arquitetura de engenharia da Honda para os seus automóveis, que levantaria enormes dificuldades à utilização de peças e componentes pela Nissan e pelos seus parceiros.

Além disso, os dois fabricantes têm modelos de negócio tão diferentes que provavelmente uma eventual fusão estaria longe de ser uma boa ideia.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha