Apontando como objectivo último tornar-se uma marca 100% elétrica na Europa até 2030, a Jeep, que hoje em dia não comercializa qualquer modelo 100% elétrico no Velho Continente, pretende chegar a 2025 com quatro novos EV nos concessionários, noticia a Automotive News Europe.
“Queremos tornar-nos líderes globais em eletrificação de SUVs”, afirmou, num evento com a comunicação social, em Turim, o CEO da marca norte-americana, Christian Meunier.
Quanto à estratégia, o mesmo responsável revelou que passa pelo lançamento de quatro SUVs elétricos até 2025, ao mesmo tempo que irão sendo gradualmente eliminadas, durante os próximos cinco anos, quaisquer variantes de motor de combustão.
O europeu Avenger
Meunier referiu, ainda, que a transformação começará com um pequeno SUV, de nome Avenger, a lançar já no próximo dia 17 de outubro de 2022, durante o Salão Automóvel de Paris. Proposta cuja produção ficará entregue à fábrica da Stellantis em Tichy, na Polónia, e que chegará aos mercados europeus já em 2023, com uma autonomia a rondar os 400 km.
Apesar de produzido na Europa, o Jeep Avenger será igualmente comercializado no Japão e Coreia do Sul, mas não nos EUA e China. Mercados para os quais é visto como demasiado pequeno.
De resto, a próprias metas delineadas pela Jeep, para os EUA, acabam sendo diferentes, com o construtor a prever um peso de apenas 50 por cento de veículos elétricos, nas suas vendas, em 2030.
O americano Recon
Aliás, o primeiro Jeep totalmente elétrico a ser comercializado na América do Norte será, não o pequeno Avenger, mas um SUV de dimensões generosas, batizado de Recon. Que, embora com produção agendada para os EUA, já a partir do início de 2024, também deverá chegar à Europa, no final do mesmo ano.
Por outro lado e ao contrário Avenger, o Recon não contará com opção de combustão interna, até porque, refere o Automotive News, este modelo está direccionado para quem gosta de levar as suas aventuras mais radicais num quase silêncio total, apesar de ao volante de um veículo promissoramente robusto e totalmente elétrico.
De resto, a Jeep garante, desde já, que este novo modelo permitirá, a exemplo do que já acontece com o Wrangler, uma experiência totalmente ao ar livre, graças a uma capota elétrica de um só toque, além de portas e vidros removíveis.
O CEO da marca norte-americana assegurou, ainda, que este Recon beneficiará de uma bateria de capacidade suficiente para completar as 22 milhas (cerca de 35 km) da Rubicon Trail, um dos trajectos para veículos off-road mais difíceis dos EUA, e, em seguida, “voltar à cidade para recarregar”.
Um Wagoneer… S
Quanto ao terceiro modelo 100% elétrico nos planos da Jeep, será uma nova versão daquele que é, atualmente, o modelo maior na oferta norte-americana do fabricante, o Wagoneer. Que, nesta nova variante, acrescentará ao nome já conhecido a letra ‘S’ – Wagoneer S, portanto… – , assumindo-se, segundo chefe de design da Stellantis, como “a arte do premium americano”. Qualificativo que faz, desde logo, antever uma proposta particularmente luxuosa…
Ainda sobre este modelo, para o qual a Jeep vaticina igualmente um design especialmente aerodinâmico, a promessa de um produto, não apenas americano, mas global, capaz de fazer cerca de 644 km com uma só carga. Mas, também, acelerar dos 0 aos 96,5 km/h em cerca de 3,5 segundos (!), graças a uma potência máxima prometida de 609 cv.
Com comercialização nos EUA agendada também para 2024, por conhecer fica, no entanto, quando é que poderá chegar à Europa.
O quarto? É segredo…
Sem informações conhecidas, mantém-se, contudo, o quarto e último SUV 100% elétrico que está nas cogitações da Jeep, do qual apenas se sabe que só deverá ser apresentado em 2025. Isto, segundo um slide mostrado pelo próprio fabricante…