Numa homenagem a um dos seus modelos mais icónicos de sempre, a Alfa Romeo ressuscitou o nome 33 Stradale para o seu próximo superdesportivo. A «magia» está no número 3, sendo essa uma constante nas prestações pretendidas para este modelo.
Depois da sessão de testes de desenvolvimento nas instalações de Balocco, a Alfa Romeo precisou de um pouco mais de «espaço» para este momento. Por esse motivo, a pista de Nardò foi reservada e o protótipo 00 levado para estas instalações.
A sessão de testes a alta velocidade nesta pista circular teve o objetivo de testar a aerodinâmica, refrigeração, insonorização e os limites dinâmicos do 33 Stradale. Mas não foi preciso muito tempo para validar a sua velocidade máxima de 333 km/h.
Em contrapartida, nos testes de aceleração dos 0 aos 100 km/h, não foi conseguido o tempo de 3,3s. O motor V6 biturbo de 620 cv «falhou» neste objetivo, fazendo com que este Alfa Romeo tivesse registado um tempo mais curto, abaixo da fasquia dos três segundos.
Além dos números de velocidade, a presença de um chassis em alumínio e fibra de carbono, mas também de uma suspensão de triângulos sobrepostos, garantiram um desempenho dinâmico de acordo com as expetativas.
O sistema de travagem by-wire, desenvolvido com a ajuda da Brembo, fez com que, numa travagem dos 100 aos 0 km/h, o 33 Stradale precisasse de menos de 33 metros.
A primeira de 33 unidades previstas para a produção do Alfa Romeo 33 Stradale tem a sua entrega ao cliente prevista para o próximo mês de dezembro.
Claro que para todos os Alfisti e apaixonados pela marca de uma maneira geral, a melhor parte é que a Alfa Romeo criou um vídeo desta sessão de testes em Nardò. Assim, fica mais fácil ouvir o som produzido pelo V6 — batizado como “sinfonia mecânica” — da melhor forma possível.