Com mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1973, o Volkswagen Passat é uma das referências do segmento D. A mais recente geração vai ser lançada na primavera do próximo ano e a gama vai contar com algumas alterações significativas. Para começar, a berlina vai sair de cena e só estará disponível a carrinha (Variant).
O novo Passat Variant utiliza a plataforma MQB Evo, a mesma que está presente no Golf VIII, no novo Tiguan e no Audi A3. Isto significa que está preparada para receber novas motorizações eletrificadas e sistemas de assistência à condução. A distância entre-eixos, por seu lado, foi prolongada em 50 mm.
A linhas exteriores do Passat Variant são mais arredondadas e aerodinâmicas do que as do modelo anterior e a secção dianteira possui um design claramente inspirado no do Golf. A combinação da ampla grelha inferior com os faróis recuados proporcionam um aspecto vanguardista, mas o resto da carroçaria mantém as formas típicas de uma station-wagon.
Cinco motorizações
No capítulo mecânico, a gama vai contar com dois novos motores híbridos plug-in, com uma potência de 204 cv e 272 cv, e uma nova bateria de 19,7 kWh, a qual oferece uma autonomia de aproximadamente 100 quilómetros.
O tempo de carregamento da bateria foi reduzido, graças à introdução de um novo carregador de bordo de 11 kW em substituição do anterior de 3,6 kW. Além disso também será possível carregar em postos rápidos de 50 kW. A Volkswagen refere que a combinação do um motor elétrico e do novo motor a gasolina sobrealimentado (1.5 TSI evo2) assegura uma autonomia total de cerca de 1000 km.
O Volkswagen Passat Variant vai também contar com uma motorização mild-hybrid de 48V, associada ao bloco 1.5 eTSI de 150 cv, que transforma a energia cinética em energia eléctrica e permite o coasting sem utilizar o motor a combustão. A oferta inclui ainda dois motores turbodiesel de 2,0 litros (2.0 TDI) com 122 cv e 150 cv.
Todas as motorizações estarão associadas a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, que fará parte da dotação de série.
Habitáculo redesenhado
O interior do Passat Variant foi totalmente redesenhado. Em destaque no painel de bordo surgem dois ecrãs, incluindo um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil, que será proposto com 12,9” ou 15”.
O Passat Variant recebe a mais recente geração da plataforma modular de infoentretenimento MIB4 que possibilita uma utilização intuitiva, ajustada de forma consistente às necessidades dos condutores da Volkswagen.
Alguns comandos táteis do Golf VIII desaparecem, tendo sido substituídos no Passat Variant por botões físicos no volante multifunções.
O Passat Variant vai ser lançado com uma gama de sistemas de assistência de última geração, incluindo de apoio ao estacionamento. Em opção estarão disponíveis o Park Assist Plus, Park Assist Pro e a função de memória para o Park Assist Pro.
Com o Park Assist Pro, o Passat Variant é possível controlar o procedimento através de uma aplicação no smartphone. Se o veículo tiver a função de memória do Park Assist Pro a bordo, o sistema regista os últimos 50 metros percorridos e, assim, também a situação de estacionamento a pedido do condutor.
Quando o veículo chega novamente à mesma posição – por exemplo, à entrada da garagem em casa – oferece-se para assumir o estacionamento autónomo. Além disso também é possível sair de um lugar de estacionamento de forma autónoma.
Sistema de chassis adaptativo
O Passat Variant vai estrear o controlo adaptativo do chassis DCC Pro, que estará disponível como opcional. O sistema foi desenvolvido para oferecer uma combinação entre a máxima dinâmica e o mais elevado nível de conforto, contando para o efeito com a tecnologia de duas válvulas utilizada pela primeira vez num Volkswagen.
Para um elevado conforto em andamento contribuem igualmente os novos bancos ergoActive Plus com função de massagem pneumática com dez câmaras de pontos de pressão. Por outro lado, o aumento da distância entre-eixos veio permitir um maior espaço disponível para as pernas na traseira.