Fiat 500X renova-se e estreia motores

29 August 2018 - turbo

Fiat 500X renova-se e estreia motores

A estreia dos gasolina Firefly, e as atualizações no design e tecnologias são o maior destaque do renovado crossover transalpino.

A chegada do Fiat 500X aos concessionários, em três versões distintas, está marcado para outubro.

A Fiat acaba de levar ao cirurgião plástico um dos seus modelos de maior sucesso, renovando o 500X. Este crossover, que está no topo de vendas do segmento a nível europeu, ganha novas armas para atacar o mercado, surgindo a estrear dois motores a gasolina Firefly, que surgem numa gama que contempla mais três diesel, reforça os seus conteúdos tecnológicos, de conetividade e de segurança e vem também dar a conhecer uma nova versão Urban. Ela junta-se aos já conhecidos Cross e City Cross numa família que estará no mercado a partir de outubro.

O DESIGN E TECNOLOGIAS DO FIAT 500X

Pequeno por fora mas espaçoso por dentro. Esta é a máxima que guia o design dos Fiat 500, mas que pode ser explorada de forma mais expressiva em modelos como o 500L e o 500X. Porque, no caso deste último, as dimensões superiores em comparação ao 500, que foram trabalhadas para que se mantenha um visual compacto, permitem beneficiar as áreas no habitáculo. E foi isso mesmo que o fabricante transalpino procurou fazer, ao mesmo tempo que explorava novos elementos visuais para o estilo Crossover/SUV deste modelo.

Na estética exterior temos duas grandes novidades. A primeira é a estreia da versão Urban, com um nome que demonstra logo a maior vocação para a circulação em cidade, e que se junta a uma gama composta já pelos Cross e City Cross. Diferencia-se imediatamente pelos para-choques, com estas proteções na dianteira e na traseira a servirem também para distinguir os modelos de tração dianteira e mais aptos para o trânsito urbano daquelas mais aventureiras e de tração integral para aventuras off-road.

Mas, além destes novos elementos estéticos no exterior, existe outro grande traço identitário do novo Fiat 500X, que passa pelos grupos óticos. A tecnologia LED passa a estar contemplada de origem tanto nas luzes diurnas como nos farolins traseiros, e poderá também ser escolhida como opcional para toda a iluminação dianteira. A marca destaca, além dos benefícios no visual, também uma vantagem ao nível da segurança, e que passa pela visibilidade superior em 20% desta tecnologia agora adicionada.

Mas, além destes novos elementos estéticos no exterior, existe outro grande traço identitário do novo Fiat 500X, que passa pelos grupos óticos. A tecnologia LED passa a estar contemplada de origem tanto nas luzes diurnas como nos farolins traseiros, e poderá também ser escolhida como opcional para toda a iluminação dianteira. A marca destaca, além dos benefícios no visual, também uma vantagem ao nível da segurança, e que passa pela visibilidade superior em 20% desta tecnologia agora adicionada.

A ligação ao exterior foi outra área em foco no desenvolvimento do Fiat 500X que chega ao mercado em outubro, onde surge um infotainment compatível com Apple CarPlay e AndroidAuto. Dessa forma, ficam mais facilmente acessíveis as funcionalidades dos smartphones, no ecrã de 7" onde se vislumbram também as opções do infotainment, da navegação integrado TomTom e da câmara de visão traseira. Este é um dos muitos apoios à segurança do crossover, onde é vasta a oferta do 500X. Ele integra salvaguardas diversas, que pode encontrar na lista seguinte:

Aviso de Transposição de Faixa, com recurso ao Sensor Ótico da câmara e operacional entre os 60km/h e os 180km/h

Reconhecimento de Sinais (envio das informações, em tempo real, para o painel de instrumentos)

Alerta de Velocidade, com opção de acionar o Limitador de Velocidade

Cruise Control Adaptativo

Travagem de Emergência Autónoma

Função Adaptativa das Luzes de Máximos

Monitorização dos Ângulos Mortos e Deteção de Veículos em Aproximação Posterior

Sensor de Chuva e de Luminosidade

OS MOTORES DO FIAT 500X

Na oferta de propulsores, o destaque vai para os novos gasolina Firefly, mas há que referir também que é alcançada uma melhoria até 20% na eficiência e silêncio de rolamento dos Diesel. Falando dos novos motores a gasolina, eles surgem sempre equipados com filtro de partículas e a oferta integra duas variantes. A primeira, de três cilindros e 120cv, e outra com quatro cilindros e 150cv, tratando-se de uma nova gama que foi agora introduzida após 75000 horas de testes virtuais, 60000 horas de testes reais e mais de cinco milhões de quilómetros percorridos durante a fase de desenvolvimento.

São utilizados cilindros com capacidade de 0,33l, numa arquitetura modular em que o motor é fabricado em liga de alumínio, para reduzir o peso (93kg no cilíndrico). Ele contempla o bloco de cilindros em alumínio fundido a alta pressão e com travessa de suporte, procurando assim o melhor compromisso entre condução, peso e desempenho estrutural. E ainda destacada a injeção direta "para maximizar a eficiência volumétrica do turbocompressor [arrefecido com água diretamente no coletor de admissão] controlado por um atuador 'wastegate' comandado eletricamente.

A Fiat estreia também no motor Firefly a terceira geração da tecnologia MultiAir. Pensada para otimizar a combustão, ela recorre ao controlo contínuo da abertura das válvulas de admissão e da fase. O fabricante italiano explica que, por exemplo, "quando é exigida mais potência, a tecnologia MultiAir III reduz a taxa de compressão real atrasando o fecho das válvulas, controlando a detonação e melhorando substancialmente a eficiência de consumo, mesmo nos regimes mais altos". De referir ainda que estes motores estão equipados com filtros de partículas.

A oferta dos blocos Firefly no Fiat 500X começa com um tricilíndrico de um litro que debita 120cv e 190Nm. Eles são canalizados para as rodas dianteiras, através de uma transmissão manual de seis velocidades. A ele junta-se um quatro cilindros 1.3l que debita 150cv e 270Nm, em que a tração dianteira é alcançada através de uma caixa automática DCT de dupla embraiagem com seis relações.

A oferta inclui ainda três motores Diesel, todos eles com filtros de partículas e injeção de Adblue. Eles iniciam com o 1.3 Multijet II de 95cv e 200Nm (caixa manual e tração dianteira), e depois surge o 1.6 Multijet II de 120cv e 320Nm (transmissões manual ou automática e tração dianteira). No topo da gama encontramos o 2.0 Multijet II de 150cv e 350 Nm às 1500RPM, que apenas pode ser encontrado com caixa automática de nove velocidades e tração integral.

A GAMA 500X

O renovado modelo vai estar disponível a partir de outubro numa oferta "tripartida" que inclui o 500X Urban focado no trânsito urbano, o 500X Cross CityCross pensado para deslocações interurbanas e o 500X Cross destinado aos aventureiros que querem descobrir os caminhos off-road. A marca destaca a ampla oferta de personalização, com catorze cores para a carroçaria e as várias versões acima designadasa representarem também os vários níveis de equipamento. Além disso, é ainda indicado que vão existir vários packs específicos para que cada cliente possa individualizar ainda mais o seu Fiat 500X.

 

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