Fiat 500X renova-se e estreia motores

29 August 2018 - turbo

Fiat 500X renova-se e estreia motores

A estreia dos gasolina Firefly, e as atualizações no design e tecnologias são o maior destaque do renovado crossover transalpino.

A chegada do Fiat 500X aos concessionários, em três versões distintas, está marcado para outubro.

A Fiat acaba de levar ao cirurgião plástico um dos seus modelos de maior sucesso, renovando o 500X. Este crossover, que está no topo de vendas do segmento a nível europeu, ganha novas armas para atacar o mercado, surgindo a estrear dois motores a gasolina Firefly, que surgem numa gama que contempla mais três diesel, reforça os seus conteúdos tecnológicos, de conetividade e de segurança e vem também dar a conhecer uma nova versão Urban. Ela junta-se aos já conhecidos Cross e City Cross numa família que estará no mercado a partir de outubro.

O DESIGN E TECNOLOGIAS DO FIAT 500X

Pequeno por fora mas espaçoso por dentro. Esta é a máxima que guia o design dos Fiat 500, mas que pode ser explorada de forma mais expressiva em modelos como o 500L e o 500X. Porque, no caso deste último, as dimensões superiores em comparação ao 500, que foram trabalhadas para que se mantenha um visual compacto, permitem beneficiar as áreas no habitáculo. E foi isso mesmo que o fabricante transalpino procurou fazer, ao mesmo tempo que explorava novos elementos visuais para o estilo Crossover/SUV deste modelo.

Na estética exterior temos duas grandes novidades. A primeira é a estreia da versão Urban, com um nome que demonstra logo a maior vocação para a circulação em cidade, e que se junta a uma gama composta já pelos Cross e City Cross. Diferencia-se imediatamente pelos para-choques, com estas proteções na dianteira e na traseira a servirem também para distinguir os modelos de tração dianteira e mais aptos para o trânsito urbano daquelas mais aventureiras e de tração integral para aventuras off-road.

Mas, além destes novos elementos estéticos no exterior, existe outro grande traço identitário do novo Fiat 500X, que passa pelos grupos óticos. A tecnologia LED passa a estar contemplada de origem tanto nas luzes diurnas como nos farolins traseiros, e poderá também ser escolhida como opcional para toda a iluminação dianteira. A marca destaca, além dos benefícios no visual, também uma vantagem ao nível da segurança, e que passa pela visibilidade superior em 20% desta tecnologia agora adicionada.

Mas, além destes novos elementos estéticos no exterior, existe outro grande traço identitário do novo Fiat 500X, que passa pelos grupos óticos. A tecnologia LED passa a estar contemplada de origem tanto nas luzes diurnas como nos farolins traseiros, e poderá também ser escolhida como opcional para toda a iluminação dianteira. A marca destaca, além dos benefícios no visual, também uma vantagem ao nível da segurança, e que passa pela visibilidade superior em 20% desta tecnologia agora adicionada.

A ligação ao exterior foi outra área em foco no desenvolvimento do Fiat 500X que chega ao mercado em outubro, onde surge um infotainment compatível com Apple CarPlay e AndroidAuto. Dessa forma, ficam mais facilmente acessíveis as funcionalidades dos smartphones, no ecrã de 7" onde se vislumbram também as opções do infotainment, da navegação integrado TomTom e da câmara de visão traseira. Este é um dos muitos apoios à segurança do crossover, onde é vasta a oferta do 500X. Ele integra salvaguardas diversas, que pode encontrar na lista seguinte:

Aviso de Transposição de Faixa, com recurso ao Sensor Ótico da câmara e operacional entre os 60km/h e os 180km/h

Reconhecimento de Sinais (envio das informações, em tempo real, para o painel de instrumentos)

Alerta de Velocidade, com opção de acionar o Limitador de Velocidade

Cruise Control Adaptativo

Travagem de Emergência Autónoma

Função Adaptativa das Luzes de Máximos

Monitorização dos Ângulos Mortos e Deteção de Veículos em Aproximação Posterior

Sensor de Chuva e de Luminosidade

OS MOTORES DO FIAT 500X

Na oferta de propulsores, o destaque vai para os novos gasolina Firefly, mas há que referir também que é alcançada uma melhoria até 20% na eficiência e silêncio de rolamento dos Diesel. Falando dos novos motores a gasolina, eles surgem sempre equipados com filtro de partículas e a oferta integra duas variantes. A primeira, de três cilindros e 120cv, e outra com quatro cilindros e 150cv, tratando-se de uma nova gama que foi agora introduzida após 75000 horas de testes virtuais, 60000 horas de testes reais e mais de cinco milhões de quilómetros percorridos durante a fase de desenvolvimento.

São utilizados cilindros com capacidade de 0,33l, numa arquitetura modular em que o motor é fabricado em liga de alumínio, para reduzir o peso (93kg no cilíndrico). Ele contempla o bloco de cilindros em alumínio fundido a alta pressão e com travessa de suporte, procurando assim o melhor compromisso entre condução, peso e desempenho estrutural. E ainda destacada a injeção direta "para maximizar a eficiência volumétrica do turbocompressor [arrefecido com água diretamente no coletor de admissão] controlado por um atuador 'wastegate' comandado eletricamente.

A Fiat estreia também no motor Firefly a terceira geração da tecnologia MultiAir. Pensada para otimizar a combustão, ela recorre ao controlo contínuo da abertura das válvulas de admissão e da fase. O fabricante italiano explica que, por exemplo, "quando é exigida mais potência, a tecnologia MultiAir III reduz a taxa de compressão real atrasando o fecho das válvulas, controlando a detonação e melhorando substancialmente a eficiência de consumo, mesmo nos regimes mais altos". De referir ainda que estes motores estão equipados com filtros de partículas.

A oferta dos blocos Firefly no Fiat 500X começa com um tricilíndrico de um litro que debita 120cv e 190Nm. Eles são canalizados para as rodas dianteiras, através de uma transmissão manual de seis velocidades. A ele junta-se um quatro cilindros 1.3l que debita 150cv e 270Nm, em que a tração dianteira é alcançada através de uma caixa automática DCT de dupla embraiagem com seis relações.

A oferta inclui ainda três motores Diesel, todos eles com filtros de partículas e injeção de Adblue. Eles iniciam com o 1.3 Multijet II de 95cv e 200Nm (caixa manual e tração dianteira), e depois surge o 1.6 Multijet II de 120cv e 320Nm (transmissões manual ou automática e tração dianteira). No topo da gama encontramos o 2.0 Multijet II de 150cv e 350 Nm às 1500RPM, que apenas pode ser encontrado com caixa automática de nove velocidades e tração integral.

A GAMA 500X

O renovado modelo vai estar disponível a partir de outubro numa oferta "tripartida" que inclui o 500X Urban focado no trânsito urbano, o 500X Cross CityCross pensado para deslocações interurbanas e o 500X Cross destinado aos aventureiros que querem descobrir os caminhos off-road. A marca destaca a ampla oferta de personalização, com catorze cores para a carroçaria e as várias versões acima designadasa representarem também os vários níveis de equipamento. Além disso, é ainda indicado que vão existir vários packs específicos para que cada cliente possa individualizar ainda mais o seu Fiat 500X.

News By Tags

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha